LeituraA QUEM POSSA INTERESSAR: UMA COLEÇÃO, UMA CARTAANA DEUS LÊ CARTAS A QUEM POSSA INTERESSAR
A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta
3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)
Um dos princípios fundamentais para a conceção da exposição A quem possa interessar: uma coleção, uma carta foi, como o título indica, a convicção de que exposições e trocas epistolares se podem equivaler. A seleção e leitura de cartas que agora propomos pretende dar voz a alguns dos artistas na mostra - voz exemplarmente plasmada na correspondência trocada com outros artistas, curadores, ou simplesmente com amigos e familiares.
Guiou esta seleção a vontade de mostrar a variedade de abordagens ao formato epistolar, e dos assuntos tratados, que vão desde reflexões sobre a arte em geral e sobre as suas práticas em particular até às complexas relações entre a arte e instituições, passando por questões quotidianas que relevam exemplarmente a ligação tão discutida e reivindicada entre a arte e a vida. A partir de cartas escritas por Sol Lewitt, Lawrence Weiner, Helena Almeida e Marlene Dumas, ou enviadas a Lourdes Castro e Ana Jotta, ampliaremos as formas de “ler” e interpretar os seus trabalhos. E – muito importante em tempos em que o discurso sobre a arte parece partir exclusivamente de curadores, ou de ensaístas – através das suas palavras, na primeira pessoa!
Relacionado
Ana Deus é a voz de bandas portuguesas icónicas como os Três Tristes Tigres, os Osso Vaidoso ou os Ban. Mas é também intérprete de projetos com pequenas editoras como a Mia Soave (Degrau (Cuidado), 2011, e Bruta, 2015) e a BOCA (Nós, os de Orpheu, 2015, e Ruído Vário, Canções com Pessoa, 2018). Entre leituras e canções, as suas performances procuram o tom certo. A música acrescenta ou distrai? O canto é justo para o texto? O processo está sempre em aberto.