CONFERÊNCIA: O TEMPO DA HISTÓRIA E O TEMPO DA NATUREZA
Retrospetiva Straub-Huillet
de António Guerreiro, crítico literário e professor, no âmbito da retrospetiva integral Jean-Marie Straub e Danièle Huillet
Acesso
Bilhete (1 sessão): 3€
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
Conferência de António Guerreiro, crítico literário e professor, intitulada "O tempo da história e o tempo da natureza", no âmbito da retrospetiva integral Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.
Os princípios de uma ecologia política implícita atravessam alguns filmes de Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet, emergindo de maneira silenciosa nas representações da natureza. Não se trata de imagens idílicas e estetizadas, subtraídas à história, mas de formações onde o tempo mítico e o tempo histórico dialogam.
Relacionado
António Guerreiro, licenciado em Línguas e Literaturas Moderrnas (Português/Francês) pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi jornalista cultural e crítico literário jornal Expresso. É actualmente cronista no jornal Público. É um dos fundadores da revista cultural Electra, publicada pela Fundação EDP, da qual é editor. É docente convidado, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem muita colaboração dispersa em revistas, catálogos e publicações colectivas sobre arte e literatura. É autor dos seguintes livros: O Acento Agudo do Presente (2000), O Demónio das Imagens. Sobre Aby Warburg (2018) e Zonas de Baixa Pressão (2021).