CONFERÊNCIA-PERFORMANCE: (BODY)OF/AT (WORK)

DES|OCUPAÇÃO. Arqui(vi)vo do Atelier Real em Serralves

João Fiadeiro em colaboração com a investigadora Liliana Coutinho

Auditório do Museu
06 NOV 2022 | 17H30

17h30

Acesso: 3€*

*Descontos habituais (50% para Amigos de Serralves, estudantes e >65 anos).


CONFERÊNCIA-PERFORMANCE

Esta conferência-performance junta João Fiadeiro à ensaísta Liliana Coutinho, profunda conhecedora da história do Atelier RE.AL, na construção de um evento que revisita o arquivo do artista e explora a sua performatividade enquanto prática de investigação e partilha. A espinha dorsal dramatúrgica da proposta será a viagem que ambos fizeram, acompanhando o transporte do arquivo entre Lisboa e Porto, e que passou pelos espaços onde a RE.AL manteve as suas sedes de trabalho - Malaposta (1992-1995), Ginjal (1995-1998), Lugar Comum (1999-2000), Capital (2000-2003) e Atelier RE.AL (2004-2019) – e a memória que ambos têm (Fiadeiro a partir de dentro e Coutinho a partir de fora) da história deste lugar.

Relacionado

Liliana Coutinho
Liliana Coutinho

Foto: Patrícia Blasquez


Liliana Coutinho
Liliana Coutinho

Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é curadora e programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Integrou a equipa de curadores do festival de Arte e Tecnologia INDEX 2022 (12 a 22 Maio 2022, Braga). Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Univ. Paris 1, é investigadora do I.H.C. – FCSH/UNL. Escreve com regularidade, estando a trabalhar com Ana Borralho & João Galante num livro que se refere aos seus 20 anos de colaboração artística (lançamento previsto em Novembro 2022). Coeditou o livro Paisagens Imprevistas (2020), dedicado ao 10º aniversário do Festival Materiais Diversos. Publicou, entre outros, O delicado fio do comum, em André Guedes, Ensaios para uma antológica, Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016; L'objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance, in Performance Vie d’Archive, Les presses du réel, 2014; O Coro, outra vez, in Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa, INCM, 2013; On the utility of a universal's fiction, in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics. Amsterdam University Press, 2013; Hearing our pathway - A Sensous Walk, em Mobility and Fantasy in Visual Culture, London: Routledge, 2013. Foi responsável pelo Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Como investigadora e curadora, colaborou com o Teatro Municipal Maria Matos, CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, M.A.C. Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos e Atelier Re.Al. É Professora convidada na Pós-Graduação em Curadoria de Arte, da FCSH/UNL.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile