SESSÃO DE CINEMA

JOACHIM GATTI | O INCONSOLÁVEL | UM HERDEIRO | CHACAIS E ÁRABES | A MÃE

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de Daniel Ribas

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
03 DEZ 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

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Público geral: 70€
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JOACHIM GATTI | O INCONSOLÁVEL | UM HERDEIRO | CHACAIS E ÁRABES | A MÃE
"Chacais e Árabes" (Jean-Marie Straub, 2011)

Vigésima primeira sessão da Retrospetiva Integral Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, com a projeção dos filmes "Joachim Gatti" (2009), "O inconsolável" (2010), "Um herdeiro" (2010), "Chacais e Árabes" (2011) e "A Mãe" (2011), com apresentação de Daniel Ribas.

Joachim Gatti
Jean-Marie Straub | FRA | 2 min. | 2009
Straub realizou este breve filme como um gesto de solidariedade para com Joachim Gatti, um jovem cineasta e ativista que, durante uma manifestação pacífica em Paris, foi atingido por uma “flash-ball” (um projétil de fabrico francês usado como alternativa às balas de borracha) pela polícia, tendo perdido um dos olhos. A narração de um excerto do Discurso sobre a Origem e Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, de Jean-Jacques Rousseau, é assumida pelo próprio Straub.


L’Inconsolable | O inconsolável

Jean-Marie Straub | FRA, ITA, SUI | 15 min. | 2010

Realçando de forma inequívoca a importância dos Diálogos de Leucò como o texto a que Straub mais vezes regressou, O inconsolável propõe uma espécie de configuração cénica, de vocação straubiana no seu despojamento, do mito de Orfeu. Numa zona de matagal da floresta de Buti, Orfeu e uma Bacante confrontam-se, em planos distintos, até se reunirem unicamente no plano final.


Un héritier | Um herdeiro

Jean-Marie Straub | FRA, SUI | 20 min. | 2010

As teias da autocitação e da autoreferência são constantes em Straub. Um herdeiro apresenta a vertente mais diretamente autobiográfica do cineasta, que aqui retoma a ligação a Maurice Barrès, através do texto Ao Serviço da Alemanha, mas também à região da Alsácia, fazendo-o viandar pelos seus espaços, especialmente o Mont Sainte-Odile.


Schakale und Araber | Chacais e Árabes

Jean-Marie Straub | FRA, SUI | 11 min. | 2011

Partindo de um projeto não realizado, por alturas de Demasiado cedo / demasiado tarde, que consistiria no texto de Franz Kafka transposto para o deserto egípcio, a leitura colonialista de Straub sobre relações entre árabes e judeus e sobre islamofobia é aqui despojada e apresentada com a leitura de Kafka, com encenação minimal, sem qualquer efeito de diegese, filmada no apartamento de Straub em Paris.


La madre | A mãe

Jean-Marie Straub | FRA, SUI | 20 min. | 2011

A mãe representa o último recurso de Straub a Cesare Pavese, adaptando o diálogo homónimo presente nos Diálogos de Leucò. Meleagro e Hermes estabelecem um diálogo onde cada palavra e cada silêncio adquirem a mesma importância. Mais do que marcado por uma qualquer pulsão de morte, até mesmo pela presença de Hermes (aqui transformado em mulher), deus do mundo inferior, o intimismo do método de Straub, inscrevendo o filme como um drama recitado a duas vozes, transforma-se numa meditação sobre o poder da vida sobre a inevitabilidade da morte.

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Daniel Ribas
Daniel Ribas
Daniel Ribas
Daniel Ribas

Daniel Ribas é investigador, programador e crítico de cinema. É Professor Auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a Licenciatura e o Mestrado em Cinema. É Diretor do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc IFF, no qual foi membro da Direção Artística entre 2016 e 2018. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde IFF e do Batalha Centro de Cinema. Doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho, escreve sobre cinema português, cinema contemporâneo e experimental. As suas mais recentes publicações são Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century (2020, Curtas Metragens CRL; coeditado com Paulo Cunha) e Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo (2019, Imprensa de História Contemporânea). É colaborador regular do PÚBLICO e jurado do Instituto do Cinema e Audiovisual.

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