MIKA VAINIO LISTENING ROOM
ACROSS Ø AROUNDMIKA VAINIO: A TRIBUTE
DE RIKKE LUNDGREEN E TOMMI GRÖNLUND
Acesso mediante aquisição bilhete Museu
Mika Vainio tinha o hábito de convidar amigos para sua casa e fazê-los ouvir gravações musicais em silêncio e com total concentração. Na série de Listening Rooms [salas de audição] tenta-se criar uma situação semelhante: uma sala vazia e cheia de som.
A sala de escuta tem como objetivo voltar à audição enquanto atividade focada e priorizada, onde não faz outra coisa senão ouvir. Todos temos uma relação com o som e muitas vezes esta é muito subjetiva. Como pode a música desencadear uma resposta emocional?
A sala possui poucos elementos visuais e é focada apenas no ato de ouvir. Sem distrações, o ouvinte pode criar uma narrativa a partir das suas próprias conotações. Simplesmente experimentar a música.
Mika Vainio Listening Room é concebida e programada por Rikke Lundgreen e Tommi Grönlund e foi apresentada no Sonar Festival/ Fundació Antoni Tàpies, Sibeliusmuseum em Turku, Kulttuurisauna Helsinki, entre outros locais.
Rikke Lundgreen era esposa de Mika Vainio e mora em Oslo.
Lundgreen é artista e curadora, tendo trabalhado com som em diversos projetos.
O estúdio, o arquivo, a coleção de discos e os livros de Mika Vainio ainda permanecem em Oslo, onde ele morou com Lundgreen.
Tommi Grönlund é um artista e dirige a editora Sähkö Recordings, que Grönlund fundou com Mika Vainio em 1993.