O Vinho é uma coisa simples, ou talvez não
ALIMENTAR UMA CAUSA
com Tim Hogg, professor na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa
Investigador: Tim Hogg
Inscrições no link
CICLO DE CONVERSAS "ALIMENTAR UMA CAUSA"
O VINHO É UMA COISA SIMPLES, OU TALVEZ NÃO
Como em quase tudo, o vinho enquanto assunto pode ser tão simples ou tão complexo quanto quisermos. Se por um lado a essência do processo de produção de vinho não mudou desde o seu início, por outro lado o nosso conhecimento sobre este processo não tem parado de evoluir. Igualmente, a nossa capacidade de controlar todos os processos desde a seleção da videira a plantar até ao servir de um copo de vinho, continua a avançar. Mas, a forma como o vinho é produzido é apenas uma parte da história - porque vinho é um negócio e como é vendido e consumido também não pára de mudar.
Nesta conversa, a simplicidade com que encaramos o vinho e o mundo do vinho será questionada, bem com a necessidade de complicar um assunto que na sua essência pode ser tão simples.
Parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa
Relacionado
Professor na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa desde 1991, sua formação científica foi inicialmente em bioquímica e microbiologia mas envolveu-se em muitas áreas de investigação na área agro-alimentar. Atualmente é Co-Chair da European Technology Platform - Food for Life e Vogal do Conselho de Administração do CTCOR, Centro Tecnológico da Cortiça, tendo sido, até fevereiro de 2021, Co-fundador e Diretor Científico do Laboratório Colaborativo Vines & Wines, sediado em Vila Real. Entre outras responsabilidades anteriores, foi Diretor do Centro de Investigação CBQF entre 2009-17, Presidente da agência de I&D da ViniPortugal (2006-13). Ao longo da sua carreira participou em muitos projetos e iniciativas relacionados com vinho e participado, como júri, em muitos concursos de vinhos.