MÃOS SOBRE A CIDADE — INVESTIGAÇÕES ARTÍSTICAS NO MEIO URBANO
Espaço Corpus Christi, Vila Nova de Gaia
E. M. de Melo e Castro, Sinais, (detalhe), 1976/1997. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2002. Fotografia: Filipe Braga
ANA SANTOS, DAYANA LUCAS, E. M. DE MELO E CASTRO, GORDON MATTA-CLARK, MAURO CERQUEIRA, TACITA DEAN, VALIE EXPORT
Inauguração: 05 de novembro às 18:00
A exposição Mãos sobre a cidade apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade.
A cidade é, por definição, um lugar de concentração — de pessoas, recursos, infraestruturas, serviços. É um lugar de reunião e confronto, onde a democracia nasce e é posta à prova. Palco de inúmeros movimentos sociais e culturais ao longo da história, a cidade sempre foi terreno fértil para a criação artística, inspirando o trabalho de escritores, músicos, cineastas e artistas visuais. Num período em que Portugal celebra 50 anos de democracia e multidões saem à rua por todo o país para reivindicar o direito à habitação, Mãos sobre a cidade dá a conhecer um conjunto diverso de práticas artísticas que se desenvolvem no seio de uma
sociedade cada vez mais urbanizada.
A exposição ocupa o Espaço Corpus Christi com um núcleo coletivo e diverso que ecoa a multiplicidade de manifestações artísticas relacionadas com esta temática. Os artistas representados na exposição retratam e intervêm na rua, evocam a paisagem visual da cidade, recuperam objetos e materiais descartados e partilham agência criativa com habitantes e transeuntes, explorando aspetos distintos deste complexo ecossistema. Integrando escultura e instalação, cartazes de rua, peças de som e vídeo, Mãos sobre a cidade reúne obras da década de 1970 até à atualidade, abrangendo o arco temporal representativo da Coleção de Serralves.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto