Devendra Banhart. Offering Cloud of Scattered Genitalia

Galeria Contemporânea do Museu
21 NOV 2024 - 18 MAI 2025
2011 Devendra Banhart. Offering Cloud of Scattered Genitalia

© Lauren Dukoff

Devendra Banhart nasceu em Houston, Texas, EUA, e vive e trabalha atualmente em Los Angeles, EUA. Os seus primeiros anos foram passados em Caracas, Venezuela, antes de regressar aos Estados Unidos na adolescência, para se fixar no Sul da Califórnia. Devendra é um músico, poeta e artista visual internacionalmente aclamado e é considerado um dos pioneiros dos movimentos freak folk e New Weird America. Ao longo da sua carreira, fez digressões, atuou e colaborou com artistas consagrados como Vashti Bunyan, Yoko Ono, ANOHNI,  Caetano Veloso, Beck, entre outros.


Paralelamente a esta carreira bem-sucedida no campo da música (que o trouxe a Portugal em diversas ocasiões para concertos em festivais e salas de espetáculo de renome – destacam-se recentemente, em novembro de 2023, os concertos no Coliseu de Lisboa e no Theatro Circo em Braga), o artista, que estudou no San Francisco Institute of Arts antes de se dedicar à música, iniciou uma carreira singular como artista visual em meados dos anos 2000. Devendra Banhart tem exposto os seus desenhos e pinturas singulares e frequentemente enigmáticos em galerias de todo o mundo, incluindo no San Francisco Museum of Modern Art, no Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas, e no Museum of Contemporary Art, em Los Angeles. 


Devendra não só pinta ou desenha a maior parte das capas dos seus álbuns (a  do álbum What We Will Be, de 2010, foi nomeada para um Grammy), como participa em projetos artísticos, como a instalação vídeo de grande escala de Doug Aitken Song 1, na fachada do Hirschhorn Museum, em Washington, D.C., e a instalação de som Refuge no Getty Museum, em Los Angeles. A fusão entre a música e as artes visuais foi apresentada em instituições tão prestigiadas quanto o MoMA em Nova Iorque, o MoCA em Los Angeles, o Hammer Museum, LACMA, e numa performance na sala Cy Twombly no Broad Museum, em Los Angeles.


Os seus trabalhos enquanto artista visual — em particular os seus desenhos — podem agora ser vistos pela primeira vez em Portugal na exposição Offering Cloud of Scattered Genitalia. Além de explorar a proximidade entre as expressões musical e visual de Devendra Banhart, a exposição integra também excertos da sua poesia, revelando o universo artístico de Banhart na sua integralidade.


As exposições recentes incluem: Devendra Banhart. Total Pink Cosmos in Square White Cloud, Fondazione Nicola del Roscio, Roma, Itália (2024, individual); The Grief I Have Caused You, Nicodim Gallery, Los Angeles, Ca., EUA (2022); Other Flowers, Hauser and Wirth, Los Angeles, Ca., EUA (2019); Voglio proprio vedere, Mazzoli, Modena, Itália (2017); Sphinx Interiors & Other Works, Mazzoli, Modena, Itália (2014, individual); Abstract Rhythms: Paul Klee and Devendra Banhart, SFMoMA, São Francisco, EUA (2007–2008); Music is a Better Noise, MoMA PS1, Queens, Nova Iorque, EUA (2007); e Devendra Banhart, Mazzoli, Modena, Itália (2006, individual). A sua monografia de desenhos e pinturas I Left My Noodle on Ramen Street (2015, Prestel) inclui ensaios de Jeffrey Deitch e Beck.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile