CARLA FILIPE. COM A CASA ÀS COSTAS — OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES E DO FUNDO DOCUMENTAL DA ESTAÇÃO FERRÓVIÁRIA DE MIRANDELA

Estação Ferroviária de Mirandela

Fora de Portas
25 SET 2024 - 1 JAN 2025
2509 CARLA FILIPE. COM A CASA ÀS COSTAS_ Mirandela2024

Imagem: @ Carla Filipe, 2024 

Inauguração: 25 de setembro às 19:00



Concebida propositadamente para a Estação Ferroviária de Mirandela, esta exposição apresenta um conjunto de obras de Carla Filipe (Aveiro, 1973) integradas na Coleção de Serralves, em diálogo com documentos históricos do Fundo Documental da Estação, selecionados pela artista e expostos pela primeira vez neste contexto. Tomando como ponto de partida a natureza singular deste espaço e seguindo algumas das principais linhas de investigação de Carla Filipe, a exposição relaciona-se intimamente com o universo ferroviário e com a noção de viagem em sentido lato, enquanto deambulação e migração, forma de evasão e subsistência. O seu título remete precisamente para uma ideia de nomadismo, voluntário ou imposto, evocando a casa como lugar em movimento.


Nascida numa casa da CP, Carla Filipe cresceu nas proximidades do Entroncamento num período de grande mobilização social e política. Estabelece-se no Porto, desde os anos 2000 mas desenvolve o seu trabalho sobretudo em andamento: percorrendo o país de comboio e a cidade a pé; recolhendo fragmentos e estórias; encarando a rua como estúdio e a viagem como experiência flutuante entre o espanto e a desilusão.


Com a casa às costas traduz a natureza nómada do trabalho da artista de diversos modos, reunindo obras relacionadas com esta temática concebidas em diferentes momentos e lugares, entre 2010 e 2021, em território nacional e no âmbito de residências artísticas no estrangeiro, nomeadamente em Londres e em Antuérpia. Por outro lado, ao integrar o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, Com a casa às costas está, efetivamente, em viagem, adaptando-se aos diferentes espaços que a acolherão ao longo do seu percurso pelo país.


Entre o desenho e a palavra, o fragmento e o livro, a vivência e a memória, a prática de Carla Filipe transforma esta estação-casa em casa-museu, num lugar em movimento, aberto a novos sentidos e reivindicações, onde a história nunca é simples, única ou linear.


Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.



Produção: Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile