JORGE MOLDER - OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES
Museu da Guarda
Jorge Molder, Sem título (da série “Tangram"), 2004/08. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2010. Fotografia: Filipe Braga
Inauguração: 25 de novembro às 18:00
A presente exposição reúne uma seleção de obras de Jorge Molder (Lisboa, 1947), feita a partir de um conjunto mais vasto existente no acervo de Serralves. Ao longo da sua longa carreira, iniciada na década de 1970, Jorge Molder tem desenvolvido uma extensa obra fotográfica fundamentada, maioritariamente, na autorrepresentação. Em grande parte das suas séries, Molder autofotografa-se (rosto, mãos, corpo inteiro), criando duplos, representando-se a si próprio na pele de outros e sugerindo aparentes narrativas.
A vida e a sua natureza incerta e imprevisível, o quotidiano, as referências culturais do artista provenientes da literatura, do cinema, da música ou da história da arte são basilares na sua obra, na medida em que podem constituir o ponto a partir do qual é possível derivar e construir algo.
Esta exposição, com curadoria de Isabel Braga, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto