CARLA FILIPE
IN MY OWN LANGUAGE I AM INDEPENDENTE
© Estúdio Carla Filipe, Porto
Carla Filipe (Vila Nova da Barquinha, Portugal, 1973) é uma artista multidisciplinar, autora de uma obra que explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura popular e ativismo. Ancorado no desenho, em experiências pessoais e numa aceção da autobiografia enquanto arquivo experimental da contemporaneidade, o seu processo criativo resulta da apropriação de artefactos e de documentos com que é construída uma forma própria de retrato social e, simultaneamente, de autorretrato.
O título da exposição é retirado de uma inscrição da própria artista numa imagem do seu arquivo fotográfico e mistura dois idiomas — o inglês e o português — algo muito característico e recorrente no seu trabalho. Sem preconceitos e com uma grande liberdade, Carla Filipe erige uma plataforma de criação e de análise única sobre as transformações políticas, económicas, sociais e culturais do passado e do presente, através de um pensamento sem fronteiras geográficas.
Aproximando-se das metodologias da antropologia, Carla Filipe observa, recolhe, entrevista e documenta vestígios de narrativas individuais e coletivas, interpelando de modo idiossincrático as discursividades convencionadas acerca do passado recente e da própria atualidade. Neste processo, aborda conteúdos tão transversais quanto as noções de território, trabalho, propriedade, memória, identidade ou representação. São estes os temas presentes nesta exposição antológica da artista patente nas galerias do Museu, no mezanino da Biblioteca e no terraço do restaurante de Serralves, que reúne obras produzidas ao longo de cerca de duas décadas.
Carla Filipe: In my own language I am independente é organizada pela Fundação de Serralves com curadoria de Marta Moreira de Almeida, diretora-adjunta do Museu.
Galeria da Imagens
©
Videos