Pintura-Poesia. Livres d’artiste de Joan Miró

Casa de Serralves
11 DEZ 2024 - 1 JUN 2025
Joan Miró Pintura Poesia

Imagem: Pochoir do livro Il était une petite pie, Lise Hirtz, Joan Miró. Paris: Éditions Jean Bucher, 1928. 32,5 x 25 cm. Barcelona: Fundació Joan Miró. © Successió Miró / SPA, Lisboa, 2024

Pintura-Poesia. Livres d’artiste de Joan Miró que reúne, pela primeira vez, importantes livros ilustrados por Joan Miró como Il était une petite pie de 1928, Parler seul de 1948-50, e Mà de Proverbis de 1970, que demonstram toda a evolução de Miró como artista gráfico, a sua estreita relação com poetas e o seu duradouro interesse pela relação texto/imagem na pintura e no seu trabalho gráfico.

Estes livros demonstram toda a evolução de Miró como artista gráfico, a sua estreita relação com poetas e o seu duradouro interesse pela relação texto/imagem na pintura e no seu trabalho gráfico. O primeiro livro de Miró, de 1928, ilustra canções infantis de Lise Hirtz, poeta e colaboradora próxima dos surrealistas franceses. Foi realizado utilizando a técnica de pochoir (impressão por stencil) e inclui oito gravuras. O segundo livro resulta de uma colaboração entre Miró e o poeta dadaísta Tristan Tzara. Contém 72 litografias a cores e a preto e branco, uma seleção das quais é apresentada na exposição, juntamente com páginas da maquete do livro que Miró realizou em guache. O terceiro livro representa uma colaboração entre Miró e o poeta japonês Shûzô Takiguchi, figura-chave da vanguarda japonesa, que escreveu a primeira monografia sobre o artista catalão em 1940. Inclui sete litografias a preto e branco e três litografias a cores impressas para a capa e o frontispício do livro.

 

Os três livros de Miró são complementados por pinturas e obras em papel do Museu de Serralves, da Fundació Joan Miró em Barcelona e do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía em Madrid. Cada livro é apresentado com documentos que registam o progresso de Miró, os seus diálogos com os poetas envolvidos e materiais relacionados com a encomenda e o desenvolvimento dos projetos.


Os livres d’artiste serão apresentados em diálogo com obras da Coleção Miró do Estado Português, cedida ao Município do Porto e depositada na Fundação de Serralves.


A exposição é organizada pela Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea e tem curadoria de Robert Lubar Messeri.



serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile