O EXERCÍCIO DA LIBERDADE
Museu de Aveiro/Santa Joana
Imagem: Novi Zagreb (Ljudi iza prozora), 1979. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2010
ALFREDO JAAR, ANA HATHERLY, ANTÓNIO BARROS, ANTÓNIO COSTA PINHEIRO, AUGUSTO DE CAMPOS, BARBARA KRUGER, BEN VAUTIER, CILDO MEIRELES, DANH VÕ, DAVID GOLDBLATT, DORITA CASTEL-BRANCO, E. M. DE MELO E CASTRO, FERNANDO J. RIBEIRO, FERNANDO LANHAS, GENERAL IDEA, GRETTA SARFATY, GUERRILLA GIRLS, JAMES LEE BYARS, JOHN BALDESSARI, JOSEPH BEUYS, LUC TUYMANS, MANOEL DE OLIVEIRA, MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA, MARTHA ROSLER, MIGUEL BRANCO, MIROSLAW BAŁKA, OFICINA ARARA, PATRÍCIA GARRIDO, PIERO MANZONI, SANJA IVEKOVIĆ, TALES FREY, THOMAS SCHÜTTE, YOKO ONO
No período em que comemoramos cinquenta anos de democracia, a Fundação de Serralves apresenta uma exposição concebida especificamente para o Museu de Aveiro/Santa Joana que se desenvolve em torno da liberdade enquanto força motriz da criação artística. Integrada na programação Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e reunindo obras da Coleção de Serralves e da Coleção do Município de Aveiro, esta exposição apresenta trabalhos de artistas que questionam os limites impostos sobre a liberdade individual e coletiva, política e artística, celebrando atos de emancipação, irreverência e subversão de diferentes formas de controlo.
O exercício da liberdade toma como mote a celebração do 50º aniversário do 25 de Abril, apresentando, contudo, obras de diferentes tempos, geografias e disciplinas que revelam a diversidade e profusão de práticas artísticas associadas a esta temática. Cobrindo mais de seis décadas, desde o final dos anos 1950 até a atualidade, a exposição integra pintura, escultura, instalação, desenho, fotografia, vídeo, performance, documentação de arquivo, objetos e múltiplos.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto