AS PALAVRAS EM LIBERDADE — E.M. DE MELO E CASTRO: O ARTISTA E A SUA COLEÇÃO
Sala Júlio Resende, Gondomar
Acesso gratuito
E.M. de Melo e Castro, Penta, 1926. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2002
ANA HATHERLY, ANTÓNIO ARAGÃO, ARRIGO LORA TOTINO, AUGUSTO DE CAMPOS, DANIEL SANTIAGO, DÉCIO PIGNATARI, E.M. DE MELO E CASTRO, EUGEN GOMRINGER, HENRI CHOPIN, IAN HAMILTON FINLAY, JIŘÍ KOLÁŘ, JOSÉ ALMEIDA, JOSÉ-ALBERTO MARQUES, JULIO PLAZA, ÖYVIND FAHLSTRÖM, SALETTE TAVARES, SANDRO DE-ALEXANDRIS, SILVESTRE PESTANA
Inauguração: 20 de Maio às 18:00
A presente exposição homenageia o poeta, ensaísta e artista plástico E.M. de Melo e Castro (Covilhã, 1932 – São Paulo, Brasil, 2020), um vulto incontornável da Poesia Experimental Portuguesa que assumiu um papel fundamental na promoção da poesia visual a nível nacional e internacional. A mostra evidencia a relevância e abrangência do seu trabalho enquanto artista e dinamizador cultural, integrando um conjunto de obras da sua autoria e um núcleo de publicações e livros de artista pertencentes à sua ampla Coleção consagrada à poesia visual, que integra o fundo documental da Biblioteca da Fundação de Serralves desde 2003.
São apresentadas obras de importantes figuras da Poesia Experimental Portuguesa como Ana Hatherly, António Aragão, Silvestre Pestana e Salette Tavares; bem como uma seleção de obras e publicações de artistas internacionais como Augusto de Campos, Julio Plaza, Paulo Bruscky, Ian Hamilton Finlay, Henri Chopin, entre outros.
Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto