SUSANA MENDES SILVA — TU & EU
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Susana Mendes Silva, Joias Íntimas, 1996. Col. Ivo Martins, em depósito na Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Depósito em 2003. Fotografia: Hugo Moreira
SUSANA MENDES SILVA
E ALICE GEIRINHAS, ANA HATHERLY, DARA BIRNBAUM, MANÉ PACHECO, MARIA JOSÉ AGUIAR, YOKO ONO
Inauguração: 20 de dezembro das 17:00 às 20:00
Concebida em estreita colaboração com a artista, a exposição tu & eu reúne um conjunto de obras de Susana Mendes Silva (Lisboa, 1972) em depósito na Coleção de Serralves e de trabalhos da coleção da artista, abrangendo o seu percurso desde a década de 1990 até à atualidade. A prática de Susana Mendes Silva desenvolve-se em torno do desenho, da performance, do trabalho de arquivo e, sobretudo, do encontro — com o público, com o espaço, com a história e com os seus pares. A sua obra parte de subtis transformações do que nos rodeia, de gestos mínimos de subversão de códigos sociais, de regras e de estereótipos. Com irreverência e humor, a artista relaciona intimidade e violência, corpo e linguagem, sexualidade e libertação.
Tomando como ponto de partida a dimensão relacional da sua prática, esta mostra extravasa a definição convencional de exposição individual e apresenta a obra de Susana Mendes Silva em diálogo com o trabalho de artistas nacionais e internacionais que se destacam enquanto importantes referências no seu universo criativo e afetivo, como Ana Hatherly, Dara Birnbaum, Maria José Aguiar e Yoko Ono. Integrando escultura, desenho, vídeo e instalação, bem como obras de índole performática, participativa e documental, a exposição revela diferentes aproximações às temáticas exploradas por Susana Mendes Silva e pela constelação de artistas que desenha em seu redor. A palavra dita e escrita, a poesia e a literatura, a confissão e o manifesto ganham particular expressão nesta exposição que revela a importância da liberdade e da celebração na obra de Susana Mendes Silva, propondo cruzamentos com as principais temáticas exploradas no contexto da 25ª edição das Correntes d’Escritas, festival literário que acontece no Cine-Teatro Garrett.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto