ARTE POVERA NA COLECÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES

from 12 JAN 2002 to 10 MAR 2002

Esta mostra apresentará uma selecção de obras da colecção de artistas conceituados que pertencem ao movimento intitulado Arte Povera, tais como Giovanni Anselmo, Jannis Kounellis, Mario Merz , Michelangelo Pistoletto, Gilberto Zorio e Reiner Ruthenbeck.

A colecção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves parte da constatação de uma mudança de paradigma, ocorrida em muitas das experiências artísticas produzidas entre finais da década de 60 e inícios da década de 70.

A partir da segunda década de 60, questiona-se a autonomia e a essência da obra de arte. Assiste-se então, a par da consagração da arte pop, à redefinição da condição da obra de arte, a um cruzamento dos géneros formais, ao uso do filme, da fotografia e do texto como suportes de projectos conceptuais, a uma pesquisa das relações entre arte e vida que acompanham a agitação de novas ideias políticas e sociais, assim como a uma ruptura do conceito de moldura, o qual dá lugar à invasão do espaço interior e, por vezes, exterior assim como à utilização de novos materiais, sejam eles materiais tecnologicamente sofisticados ou então materiais pobres, reciclados a partir de outros pré-existentes.

Comissariado: Vicent Todolí

ARTE POVERA NA COLECÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile