Conversa ‘UM MILHÃO DE PONTOS’ COM CARLOS FIOLHAIS E FILOMENA SERRA
Fernando Lanhas
Acesso: Mediante aquisição de bilhete de entrada no Museu
"UM MILHÃO é um número que dizemos e não sabemos.
Significa, no espaço ou no tempo uma medida que por incapacidade natural, escapa à nossa intimidade.
A insistência destas grandezas solta-nos numa ideia que já não nos pertence.”
Fernando Lanhas queria ver o que era um milhão de pontos e, para tal, criou um quadro gráfico com a representação de um milhão de pontos para poder apreender uma noção que considerava abstrata. Partimos deste exercício para uma conversa sobre as motivações do artista Fernando Lanhas no domínio da arte e na procura incessante de conhecimento que pautou o seu percurso.
Juntamos Carlos Fiolhais, Físico e Filomena Serra, Historiadora de Arte, para falarmos das várias dimensões de Fernando Lanhas como pintor, arquiteto, cientista, arqueólogo, museólogo e sobretudo para compreendermos o papel da ciência na sua prática artística. Uma conversa onde a ciência e a arte serão pistas para o universo do abstrato.
Related
Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é atualmente investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da mesma universidade. Professora convidada da mesma universidade tem apresentado inúmeros seminários e conferências sobre arte contemporânea. Tem publicado em revistas nacionais e internacionais assim como diversos livros, entre os quais, a monografia intitulada "A experimentação abstracta de Fernando Lanhas", na Coleção "Caminhos da Arte Portuguesa" da Editorial Caminho,
Foi co-curadora das exposições "(Co)Habitar", (Casa da América Latina/UCCLA, Lisboa, 2018)" e "Fotografia Impressa e Propaganda Visual em Portugal (1934-1974)" (Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, 2019). Entre 2016 e 2019 foi Investigadora Responsável do projeto FCT "Fotografia impressa. Imagem e propaganda em Portugal (1934-1974)" A. Uma das publicações de que foi coordenadora neste projeto foi o livro bilingue Português/inglês Fotografia Impressa e Propaganda em Portugal no Estado Novo, publicado em 2021 pela editora espanhola MUGA. Este foi selecionado como livro finalista ao Prémio "Livres Historiques" nos Rencontres de la Photographie em Arles (2022) e considerado pela revista americana de fotografia, Blind Magazine, um dos dez melhores livros nesses encontros de fotografia.