Performance

A AUDIÇÃO VIBRATÓRIA

The Vibratory Hearing

de Gil Delindro

Auditório do Museu
09 MAR 2025 | 18:00

Bilhete: 7,50€

Estudante/Jovem, maiores de 65 e Amigos de Serralves: 3,75€


Buy Ticket

0803 Performance A AUDIÇÃO VIBRATÓRIA

A Audição Vibratória

Direção artística - Gil Delindro
Performance - Gil Delindro, Beatriz Romano e Inês Barbosa



“A audição vibratória é resultado de uma aprendizagem executada pelo cérebro do indivíduo quando este não recebe estímulos auditivos. As vibrações provocadas por sons, são assim, comuns a ouvintes e surdos, embora os ouvintes negligenciem a vibração por priorizarem a sensação auditiva.”, (Jones, 2015)

O som é um fenómeno físico que se manifesta espacial e materialmente de várias formas. Nesta medida, a nossa experiência do som através do toque, sensibilidade corporal ou mesmo visual podem e devem ser levadas em conta. Integrado na exposição “A Audição Vibratória”, o artista Gil Delindro apresenta um concerto assente num processo de composição alternativo, desenvolvido em residência artística e com a participação das artistas Beatriz Romano e Inês Barbosa, uma colaboração inédita em que a composição sonora recorre à vibração / pressão acústica induzida no corpo. Beatriz Romano faz parte do Freqsix, um coletivo de músicos com perda auditiva com foco na música eletrónica. Esta colaboração é uma celebração da hipersensibilidade com que as pessoas surdas conseguem percecionar vibrações sonoras de forma física, em consonância com os princípios que fundamentam a exposição de Delindro patente na Casa de Serralves. 

A comunidade global de jovens surdos tem vindo a demonstrar um crescente entusiasmo pela música eletrónica, nomeadamente pelas várias vertentes de música de dança como o techno e o house. Mesmo em casos de perda de audição total, a razão que leva várias pessoas a procurar este tipo de música, é a predominância de frequências baixas ( graves e subgraves ). Estes tipos de frequências produzem uma maior pressão acústica, e, portanto, conseguem gerar uma ressonância física no nosso corpo mais expressiva. Todos os materiais possuem uma resposta acústica diferente, o que explica a diversidade percetiva quando sentimos o som através do tato e do corpo ou observamos a sua ação através da visão. Só depois de conseguirmos perceber a música no âmbito da totalidade do fenómeno sonoro, é que conseguimos criar uma perspetiva multissensorial, que permite a inclusão.

O concerto é criado com vista a expandir a nossa sensibilidade à vibração enquanto forma de perceção sonora e procura esta dimensão através de um trabalho cuidado com frequências graves e mesmo infrasons, mas também através do uso de tecnologias que permitem induzir essas frequências diretamente no corpo. 

 

Mecenas do Parque

0803 Performance A AUDIÇÃO VIBRATÓRIA

Apoio ao Projeto “A Audição Vibratória”

0803 Performance A AUDIÇÃO VIBRATÓRIA

Related

GIL DELINDRO
GIL DELINDRO
BEATRIZ ROMANO
BEATRIZ ROMANO
INÊS BARBOSA
INÊS BARBOSA
GIL DELINDRO
GIL DELINDRO

Gil Delindro (1989, Porto) is a sound and visual artist with wide international recognition. He studied architecture at FAUP and has a degree in Media Art from FBAUP (Porto), having completed his studies at the Hochschule für Bildende Künste in Germany.

Delindro’s interdisciplinary practice includes documentary film, installation and performance, based on intensive field research, addressing areas such as bioacoustics, ecology and geology.

Notable projects were developed in the Sahara desert (The Weight of Mountains residency, 2015), in the Brazilian rainforest (Resilience: Artist Residency, 2017), in rural northern Vietnam (Blind Signal VTNM-GRMN, 2019), on the Rhône glacier (La Becque Artist in

Residency, 2019), in the volcanoes of Auvergne (residency 100 Jours - Intramuros, 2020) and Northumberland National Park (Visual Arts in Rural Communities VARC, 2022). He has received awards and patronage from institutions such as: EPO (European

Patent Office), EMAP (European Media Art Platform), EDIGMA (media art award, PT), Berlin Masters Award (DE), ENCAC (European Network for Audiovisual Creation), Calouste Gulbenkian Foundation (PT), Berlin Senate for Kultur & Europa (DE), Goethe Institute (DE), OSTRALE (DE), STEIM Foundation (NL), Ford Foundation (BR), Françoise Siegfried Meier Foundation / La Becque Artist in Residency (CH), EOFA (Embassy of Foreign Artists, CH), VARC (UK), Teatro Municipal do Porto (PT), SHUTTLE (Porto, PT), among others.

He was a guest artist at the 2017 BioArt & Design Award at the MU Art Centre in the Netherlands and was a finalist in the 2018 edition of this award. His work is represented in private and public collections, and he has presented work in North and South America, Asia and Europe. His most relevant exhibitions: Resilience - Burned Cork (Serralves Foundation, Porto); Constructing Memory (Cluster, Winnipeg); A Grain Within this Cloud of Dust (Gallery Turm, Berlin); Permafrost (Laboral, Gijon); Un measurements (Ars Eletronica, Linz); Perennial Earth (Goethe Institute, Vietnam); Harbour (Living Art Lab, Amsterdam); and To Bough and to Bend (Bridge Projects, Los Angeles).

In 2016 he was selected by the SHAPE platform as one of Europe’s most innovative sound artists, and has been programmed by leading festivals such as MusikProtokoll (AU), Novas Frequências (BR), CynetArt (DE) Athens Digital Arts Fest (GR), ARS Eletronica (AU),

Submerge festival (UK), Semibreve (PT),Lisboa Soa (PT).

He is co-founder of Rural Vivo, an interdisciplinary association dedicated to ecological, educational and cultural activities in the UNESCO-listed GerêsNature Reserve, whose main aim is to combat the loss of cultural opportunities in the rural villages of northern Portugal and innovation in the ecological preservation of the region.

His work has been published on records by Tzadik (New York), Sonoscopia (Porto) and Ausland (Berlin), among others.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile