SESSÃO DE CINEMA

MY CASE

SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

PRESENTED BY PEDRO CRISPIM

House of Cinema
14 SEP 2024 | 5pm

Bilheteira

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Buy Ticket

1210 Filme O MEU CASO
Fotograma de "O Meu Caso" (1986), Manoel de Oliveira

Twentieth session of the film programme Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, with the screening of Manoel de Oliveira's "My Case" ("Mon Cas", 1986), presented by the programmer and professor Pedro Crispim. 

MON CAS | MY CASE

Manoel de Oliveira | FRA, POR | 1986 | 88'


The film is shot entirely in a theater, where successive characters take the stage and present “their case” (based on the text by José Régio), an action which will be successively repeated. Four versions of the same story, first from the perspective of a play, second from the perspective of a silent movie, third as in a movie from the 1950s and finally from a biblical philosophical perspective. “The idea of life as a process of repetition, of rehearsal, of art as a rehearsal of life began to form in my mind” (Manoel de Oliveira).

Related

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile