Conversa CASA VALE FERREIRA
Casa Vale Ferreira
Com Isabel Moreira, Diogo Bento e moderação de Inês Grosso
Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto).
Casa Vale Ferreira é a primeira antológica da dupla constituída por João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, numa exposição que celebra mais de duas décadas de trabalho conjunto — tanto na vida como na arte — e apresenta uma seleção de trabalhos que inclui projetos iniciais, criações recentes e novas instalações concebidas especificamente para a Casa de Serralves, revisitando obras icónicas de duas figuras fundamentais da arte e cultura em Portugal.
O grande espetáculo de circo que organizaram em 2017, Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre, foi talvez dos mais relevantes momentos do seu percurso, e, curiosamente, o contexto onde pela primeira vez encenaram o seu casamento. O circo foi, de facto, um evento de uma complexidade extraordinária que comprovou a capacidade da dupla de transitar entre meios, da escrita à encenação de personagens, da escultura ao cenário, da exposição ao espetáculo, e sobretudo de aglutinar e mobilizar pessoas.
O nome da exposição, escolhido pelos artistas para a sua primeira exposição antológica, comemora uma colaboração de mais de duas décadas. Ao combinar os seus sobrenomes, o título reflete a fusão das suas identidades artísticas e pessoais, mas também o seu casamento no dia da inauguração da exposição. Um casamento gay, e especial num museu, é um gesto de significativa importância. Mais do que um ato público de união, é um manifesto de reafirmação da igualdade e a legitimidade do amor e das uniões entre pessoas do mesmo sexo.
Para encerrar a exposição, falaremos, na cozinha da Casa, sobre os múltiplos significados que podemos atribuir às noções de casa, domesticidade e cenário na obra de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira. Uma conversa com Isabel Moreira e Diogo Bento, moderada pela curadora de exposição Inês Grosso e que contará com a presença dos artistas.