SESSÃO DE CINEMA

NON OR THE VAIN GLORY OF COMMAND

SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

PRESENTED BY JOÃO MÁRIO GRILO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
10 NOV 2024 | 5 PM

Bilheteira   

Bilhete: 3€  

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Buy Ticket

1711 NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
Fotograma de "NON ou a Vã Glória de Mandar" (1990), Manoel de Oliveira

Final film session of the programme Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, with the screening of Manoel de Oliveira's "Non or the Vain Glory of Command" ("Non ou a Vã Glória de Mandar", 1990), presented by João Mário Grilo, filmmaker, professor and co-curator of the exhibition Manoel de Oliveira and Portuguese Cinema. 2: Freedom!


NON OR THE VAIN GLORY OF COMMAND | NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR

Manoel de Oliveira | POR, ESP, FRA | 1990 | 108'


The History of Portugal seen in the light of its defeats, told by Ensign Cabrita to the men of his company in the middle of the colonial war. Or a film about soldiers at war who evoke moments of history, ending with Ensign Cabrita's death on April 25, 1974. An essential film about the “Non” in Portuguese history. NON is a word taken from Father António Vieira, who called it a “terrible word”. The body and soul of a country have never been shown as much as in this look by one of its greatest directors. Special Jury Prize at Cannes.

Related

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile