NON OR THE VAIN GLORY OF COMMAND
SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
PRESENTED BY JOÃO MÁRIO GRILO
Bilheteira
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Buy Ticket
Final film session of the programme Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, with the screening of Manoel de Oliveira's "Non or the Vain Glory of Command" ("Non ou a Vã Glória de Mandar", 1990), presented by João Mário Grilo, filmmaker, professor and co-curator of the exhibition Manoel de Oliveira and Portuguese Cinema. 2: Freedom!
NON OR THE VAIN GLORY OF COMMAND | NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
Manoel de Oliveira | POR, ESP, FRA | 1990 | 108'
The History of Portugal seen in the light of its defeats, told by Ensign Cabrita to the men of his company in the middle of the colonial war. Or a film about soldiers at war who evoke moments of history, ending with Ensign Cabrita's death on April 25, 1974. An essential film about the “Non” in Portuguese history. NON is a word taken from Father António Vieira, who called it a “terrible word”. The body and soul of a country have never been shown as much as in this look by one of its greatest directors. Special Jury Prize at Cannes.
Related
João Mário Grilo (Figueira da Foz, 1958) é Professor Catedrático na NOVA FCSH, onde fez o seu mestrado e doutoramento (Ciências da Comunicação/Cinema). Dá aulas de Realização de Cinema (seminário) e é coordenador dos Doutoramentos em Estudos Artísticos e em Digital Media e do Mestrado em Cinema/Televisão. Publicou inúmeros artigos sobre cinema e arte contemporânea em Portugal e no estrangeiro (em particular, na revista Traffic). É autor de vários livros, entre eles A ordem no cinema: vozes e palavras de ordem no estabelecimento do cinema em Hollywood (1997), As Lições do Cinema. Manual de Filmologia (2006), O Cinema da Não-Ilusão (2006), O Homem Imaginado (2006). Como realizador, fez o primeiro filme, Maria, em 1978, ao qual se seguiram títulos como A Estrangeira (1982), O Processo do Rei (1989), O Fim do Mundo (1993), Os Olhos da Ásia (1996) ou Duas Mulheres (2010). Em 1982 recebeu o prémio Georges Sadoul, em 1999 o prémio Especial do Júri no Rio de Janeiro, o prémio do público e do júri em Biarritz, o prémio PROCIREP em Cannes, o prémio de melhor documentário no festival Indie Lisboa (2012) e, no Porto, em 2012, o prémio Paz dos Reis pela sua carreira. Já foram apresentadas retrospetivas do seu trabalho cinematográfico no Festival de Cinema de La Rochelle, no Festival da Figueira da Foz e uma retrospetiva integral no LEFFEST.
Related Activities
Next
THE JESTER
SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Learn More
Buy Ticket
Next
VISIT OR MEMORIES AND CONFESSIONS
SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Learn More
Buy Ticket
Next
NON OR THE VAIN GLORY OF COMMAND
SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Learn More
Buy Ticket