Conversas e Conferências

O RESTAURO PARA A RESILIÊNCIA

THE IMPORTANCE OF RESTORATION - FROM THE GARDEN TO THE ECOSYSTEM

com Nuno Valentim, José Benayas e Maria Amélia Martins-Loução

Biblioteca
18 MAI 2023 | 21H30

Inscrições no link

Acesso gratuito pela Rua D. João de Castro, 110

18 mai O restauro para a resiliência

Assistimos a um impacte crescente das alterações climáticas, à destruição anual de milhões de hectares
de floresta, e a uma generalizada degradação dos ecossistemas e perda da biodiversidade. Travar e reverter os seus efeitos e alcançar ganhos rápidos e em larga escala para a biodiversidade e mitigação e adaptação climática, exige a implementação de uma agenda ambiciosa de conservação e restauro dos ecossistemas - preservar e regenerar a floresta nativa, requalificar os cursos de água, recuperar as turfeiras e as zonas húmidas, travar e reverter o declínio da biodiversidade.


Os desafios do restauro são múltiplos e complexos, exigindo cada vez mais um esforço interdisciplinar, sem abdicar do conhecimento técnico e científico especializado, desenvolvimento tecnológico e leitura prospetiva. As leituras e as abordagens ao restauro do ecossistema ou de um Parque, são evidentemente distintas a vários níveis, mas há convergência no propósito e cada vez mais na transversalidade dos problemas na base da recuperação.


O Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”, resulta de uma parceria de
Serralves com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.


Alinhamento

Abertura: Helena Freitas e Teresa Andresen

Moderação: Helena Freitas
Keynote speakers: Nuno Valentim e José Benayas

Notas Finais: Maria Amélia Martins-Loução



Related

Nuno Valentim
Nuno Valentim
Maria Amélia Martins-Loução
Maria Amélia Martins-Loução
José Benayas
José Benayas
Nuno Valentim
Nuno Valentim

Nuno Valentim (Porto, 1971) é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP 1995), Mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP 2007) e Doutor em Arquitectura na área do Projecto e Património Arquitectónico (FAUP 2016).
Tem atelier e prática independente de projecto desde 1994 e é Professor Associado na FAUP.
Foi membro da equipa de coordenação da comissão técnico-científica do projecto de investigação aplicada "RcR - Reabilitar como Regra" (Resolução do Conselho de Ministros, 2017/2019) e integra actualmente o projecto-teaming de investigação “BIOPOLIS”, aprovado pela Comissão Europeia, colaborando com o Cibio na produção de conhecimento a partir dos cruzamentos disciplinares entre biologia, paisagem, arquitetura e património.
Refira-se, entre os prémios e menções, o International Architecture Awards 2019 (projecto de reabilitação da Casa Andresen/Galeria da Biodiversidade do Jardim Botânico do Porto), o Prémio IHRU Nuno Teotónio Pereira 2018 (projecto de reabilitação dos Albergues Nocturnos do Porto) e o Prémio João de Almada 2014 (projecto de reabilitação do prédio de rendimento de 1925 de J. Marques da Silva na Rua Alexandre Braga). É autor do projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão no Porto.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile