Conversas e Conferências

AUTENTICIDADE OU COSMÉTICA? TRANSPARÊNCIA E IMPACTE NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Ciclo de Conversas | Alimentar Uma Causa: Responsabilidade Social

com Filipe Pinto, cocoordenador da ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto

Library
21 JUL 2024 | 11:00

Acesso gratuito
Inscrições no link

2107 Alimentar Uma Causa julho

Atualmente, os conceitos de Transparência, Prestação de Contas e Impacte Social assumem crescente visibilidade no setor das organizações sociais e são cruciais para a sua credibilização e valorização. São conceitos que estão intimamente ligados, sendo esperado que as organizações sejam abertas e capazes de responder perante as promessas de impacte social que assumem perante os seus stakeholders chave. 


Nesta medida, a accountability (prestação de contas transparente) é uma relação concreta entre duas ou mais partes. E, uma vez que as organizações sociais têm de lidar com múltiplas accountabilities: aos doadores que fornecem recursos, aos reguladores responsáveis por certificações, aos beneficiários que usam os seus serviços, aos parceiros que cooperam em projetos, aos recursos humanos internos que investem os seus talentos e tempo, e aos membros que esperam ser representados, é a gestão dessa multiplicidade de stakeholders, com diferentes interesses e expectativas de accountability, por vezes, até incompatíveis, que coloca às organizações sociais desafios sérios que não podem deixar de enfrentar. 


Surge então a questão de como é que as organizações sociais têm estabelecido as suas prioridades de accountability. Quem têm priorizado? O que as move? Principalmente motivados por razões externas? Com ênfase em resultados imediatos ou na mudança social esperada? Com que critérios?  


O projeto Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas, promovido pela Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto, tem procurado dar resposta a algumas destas perguntas. Através de um percurso reflexivo e transformador, consolidado a partir de 2020, o projeto assume a transparência e a prestação de contas como pedras basilares na legitimação das organizações sociais, pelo potencial que contêm de contribuir para o fortalecimento da confiança no próprio sector e para a reconfiguração das relações com outros sectores em busca de valores partilhados. É necessário, por isso, compreender melhor conceitos e práticas, sobretudo porque nos parece impulsionarem novos deslumbramentos, itinerários e evoluções.


Parceria científica

2107 Alimentar Uma Causa julho

Related

Filipe Barros Pinto
Filipe Barros Pinto
Filipe Barros Pinto
Filipe Barros Pinto

É licenciado em Gestão, mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e doutorando em Economia Social. É Cocoordenador da ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto e docente de Economia Social nas licenciaturas de Gestão e Economia da Católica Porto Business School. Coordena várias pós-graduações da ATES, onde leciona as disciplinas de Transparência e Prestação de Contas, Boa Governação, Gestão de Ciclo de Projeto, Conceção e Gestão de Projetos, entre outras. Para além de já ter participado em vários projetos de investigação e investigação-ação nas áreas da Economia Social e da Gestão de Organizações, exerce atividades de consultoria em processos de planeamento estratégico e avaliação de resultados e impacto social. Participa há mais de 30 anos, como dirigente e voluntário em diversas organizações sociais.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile