VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO
Com Miguel Von Hafe, curador da exposição
Bilhete Visita Orientada
Adulto residente em Portugal: 12€
Adulto não residente em Portugal: 15€
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos;
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos
Num arco cronológico de 1970 a 1977, Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril regista como o universo das artes refletiu as experiências e sentimentos que terão acompanhado o processo revolucionário e como este se desenvolveu entre o entusiasmo utópico e a apreensão contida. Nos mais de trezentos trabalhos expostos que abarcam meios tão variados como a pintura, a escultura, a fotografia, o filme, a gravura, a instalação, o cartaz e a edição de livros e revistas, sublinha-se a presença sísmica das múltiplas representações do corpo, muitas vezes trespassado por referências políticas desafiantes.
Related
Nasceu no Porto em 1967.
Entre 1989 e 1995 colaborou com a Fundação de Serralves, onde coordenou o Serviço Educativo e foi assistente do diretor artístico.
Entre 1995 e 1998 foi diretor artístico da Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão.
Foi responsável pela área de Artes Plásticas, Arquitectura e Cidade do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.
Em 2002 comissaria a representação portuguesa à 25ª Bienal de São Paulo, com o projecto Poço dos Murmúrios de João Tabarra.
Entre 2002 e 2005 fez parte da mesa curatorial do Centre d’Art Santa Mónica em Barcelona onde era co-responsável pela programação da instituição e comissariou projetos de artistas, entre eles os de Antoni Abad, Helena Almeida, Graham Gussin, Maria Nordman, Filipa César, Runa Islam e João Tabarra.
Foi responsável pelo projecto de arquivo sobre arte contemporânea em Portugal intitulado anamnese desenvolvido para a Fundação Ilídio Pinho.
Através de um concurso internacional foi eleito director do Centro Galego de Arte Contemporánea (CGAC) de Santiago de Compostela (2009-2015). Nesse período programou exposições de entre outros, Gilberto Zorio, Anna Maria Maiolino, Bas Jan Ader, Jeff Wall, Esther Ferrer, James Welling, Jane and Louise Wilson, Victor Grippo e Mark Manders; neste museu foi curador, entre outras, das exposições de Graham Gussin, Miguel Palma, Antón Reixa e Ricardo Basbaum, para além da exposição 93, que através de mais de cem artistas internacionais celebrou o vigésimo aniversário da instituição.
De 2013 a 2018 foi assessor da Colección Fundación Arco, Madrid.
Membro da Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea 2023-2024 para a Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
Programador do Centro de Artes Visuais – CAV, Coimbra.
Escreve sobre arte e é curador de exposições desde 1992. Atualmente os seus projetos Pré/pós – declinações visuais do 25 de Abril e CAC 50 anos – a democratização vivida podem ser vistos no Museu de Serralves e no Museu Nacional Soares dos Reis.