Visita com Carla Filipe e Teresa Cordeiro
CARLA FILIPE. COM A CASA ÀS COSTAS — WORKS FROM THE SERRALVES COLLECTION AND THE ARTIST'S COLLECTION
Lotação limitada. Inscrições pelo link
![2502 Visita com Carla Filipe e Teresa Cordeiro](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/rar__w2a6011-a.jpg?fit=fill&w=800)
Cruzamentos históricos — Visita com Carla Filipe e Teresa Cordeiro
25/2 às 15h, Forum Arte Braga
No âmbito da exposição Carla Filipe — Com a casa às costas. Obras da Coleção de Serralves e da Coleção da artista, patente no Forum Arte Braga até 6 de abril, será realizada uma visita com a artista e com a historiadora Teresa Cordeiro, em torno de uma das obras de maior dimensão patente nesta exposição, Harbour of Antuérpia: cruzamento históricos (2014), que parte da investigação desenvolvida pela artista na residência Air Antwerp em torno da comunidade judaica sefardita expulsa de Portugal no final do século XV que estabeleceu naquela região.
Os cruzamentos que Carla Filipe ensaia são emblemáticos da atitude iconoclasta com que se debruça sobre a História, imune à preciosidade do artefacto, à clareza da cronologia e à autoridade da narrativa oficial. No seu trabalho de arquivo, fontes documentais são trespassadas por testemunhos orais, incorporando comentários, interpretações, indagações, emendas e insinuações que abrem espaço para o debate e permitem reconhecer que a História nunca é simples, única ou linear. O exercício de justaposição de relatos díspares que desenvolve na sua prática é alargado no âmbito da visita conjunta, encarada também enquanto linguagem artística, que parte do confronto com uma outra disciplina, sensibilidade e perspetiva, revelando novas leituras sobre a obra.
Carla Filipe (Aveiro, 1973) explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura e ativismo. Ancorada no desenho, nas experiências pessoais e no conceito de autobiografia como arquivo experimental da contemporaneidade, o processo criativo de Carla Filipe resulta da apropriação de artefactos e documentos que constroem uma forma singular de retrato social e, simultaneamente, de autorretrato. Expondo regularmente desde o início da década de 2000, destacam-se no seu percurso exposições individuais em instituições como o Museu Berardo e o MAAT, em Lisboa; o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, bem como participações em diversas edições de bienais, nomeadamente na 32.ª Bienal de São Paulo, no Brasil, na Manifesta 8, em Múrcia e Cartagena, Espanha, na 13.ª Bienal de Istambul, na Turquia, e a na 4.ª Bienal de Arte Contemporânea dos Urais Industriais, na Rússia.
Teresa Cordeiro é doutorada pela Universidade de Salamanca (2015), com tese sobre Inquisição e Cristãos-Novos na cidade de Viseu. Desenvolve há décadas atividade pedagógica nos campos da História e História da Arte. Pelo mesmo tempo, produziu investigação científica, publicada em obras autónomas, capítulos de livros e artigos de revistas nacionais com arbitragem científica. Os seus interesses académicos e científicos situam-se no âmbito dos Direitos Humanos, especificamente: Sociedades Inclusivas e Diversidade Étnica e Cultural; Culturas de Fronteira (Mobilidades e Transnacionalidades); História dos Judeus e Cristãos-Novos; História da Inquisição.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.