UM FILME FALADO
Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.
Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.
Acesso
Bilhete (1 sessão): 3€
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
“A casa tem um certo mistério. O meu espírito habitou nela cerca de 40 anos. Viu criar e crescer duas gerações. Amareleceu e enrugou como as folhas das árvores no Outono.” A apresentação da casa é de Manoel de Oliveira e nela cabe uma ideia de tempo cronológico, tempo biológico, tempo imaterial, de “um tempo que foi e um futuro que vai ser passado”. Uma casa é um corpo, um corpo é uma casa, é um mapa onde se desenham órgãos, músculos, tecidos, veias, e mesas, quadros, fotografias de família, escadas, as rosas e as máquinas. Manoel aponta para o lugar onde escreve a planificação dos seus filmes. Os filmes apontam – e revelam – o espírito, a inquietude, o desejo, convocam outras artes, os fantasmas, o enigma, uma noção de transcendência e de pertença – infinitesimal – a um certo contínuo. Naquele espaço conflui um tempo, daquele instante brota uma folha, uma pétala. A ramificação é extensa.
A literatura, o teatro, o pensamento, a música são elementos centrais no cinema de Oliveira. Este ciclo é composto de uma série de sessões nas quais se exploram as relações do cinema com algumas dessas artes (compartimentos, galhos..., para prosseguimos a metáfora) e se potencia um diálogo de Oliveira com (e a partir de) grandes clássicos da cinematografia mundial. O desenho é simples: oito sessões, subordinadas a temas diversos (arquitectura, teatro, música, fotografia, dança, literatura, pintura e filosofia), discutidos por um grupo de pessoas de diferentes áreas e de diferentes gerações. O programa começa com uma apresentação de 15 minutos por cada uma das duas pessoas presentes, que é um modo de dar a ver e sublinhar sequências, planos, subtexto, linguagem simbólica, seguido de exibição do filme, e por fim discussão entre os dois de cerca de 30 / 45 minutos.
Para cinéfilos mais jovens, o programa permite, além do mais, a descoberta e o encontro em grande ecrã com filmes clássicos e com uma genealogia de autores como Jean Renoir, Visconti ou Mizoguchi na qual Manoel de Oliveira se insere. Na elaboração desta lista de clássicos, tivemos em atenção a sua relação com o cinema de Oliveira, mas, sobretudo, pensámos no modo como neles aparece enfatizada uma determinada disciplina artística, aquela que vai ser discutida pelos participantes. Assim, não é obrigatório que a relação com Oliveira apareça reflectida nos comentários. Excepto, é claro, no filme escolhido para abrir o ciclo: Visita ou Memórias e Confissões (1982-2015). Na escolha dos nomes, a paridade de género e o cruzamento de perspectivas foram uma preocupação; e procurámos vozes originais, estimulantes, fecundas. Modo de concretizar: ciclo de sessões mensais, aos sábados à tarde.
Anabela Mota Ribeiro
Conceção e moderação
PROGRAMA
08 OUT | SÁB | 17H00
CINEMA E ARQUITECTURA
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
Manoel de Oliveira
PT | 1982-2015 | 68’
Com Catarina Mourão (cineasta) e Nuno Grande (arquitecto)
12 NOV | SÁB | 17H00
CINEMA E TEATRO
LE CARROSSE D’OR
Jean Renoir
FR, IT | 1952 | 103’
Com Marco Martins (cineasta) e Sara Carinhas (atriz)
10 DEZ | SÁB | 17H00
CINEMA E MÚSICA
SENSO
Luchino Visconti
FR, GR | 1954 | 93’
Com Joana Matos Frias (prof. de Literatura) e Paulo Pires do Vale (prof. e curador)
14 JAN | SÁB | 17H00
CINEMA E FOTOGRAFIA
LA JETÉE
Chris Marker
FR | 1962 | 28’
Com Filipa Ramos (curadora) e Sérgio Mah (curador)
11 FEV | SÁB | 17H00
CINEMA E DANÇA
MODERN TIMES
Charlie Chaplin
USA | 1937 | 87’
Com Cláudia Varejão (cineasta) e Maria José Fazenda (teórica da dança)
11 MAR | SÁB | 17H00
CINEMA E ESCRITA
LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN
Max Ophüls
USA | 1949 | 86’
Com Djaimilia Pereira de Almeida (escritora) e Rosa Maria Martelo (prof. de Literatura)
15 ABR | SÁB | 17H00
CINEMA E PINTURA
UTAMARO E AS SUAS CINCO MULHERES
Kenji Mizoguchi
JP | 1946 | 106’
Com Marta Mestre (curadora) e Nuno Crespo (crítico de arte e prof. de Filosofia)
13 MAI | SÁB | 17H00
CINEMA E TRANSCENDÊNCIA
A PALAVRA
Carl
Theodor Dreyer
DK | 1955 | 126’
Com Daniel Jonas (poeta) e João Constâncio (prof. de Filosofia)
On going
Past