Latitude: 41.1602
Longitude: -8.658922
Claes Oldenburg & Coosje van Bruggen
Plantoir [Colher de jardineiro], 2001
Aço inoxidável, alumínio, fibra de vidro, esmalte acrílico
729 x 135 x 145 cm
Ed. 2/3
Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Obra adquirida com fundos doados por João Rendeiro, Fundos Comunitários e Fundação de Serralves em 2002
Claes Oldenburg (Estocolmo, 1929 — Nova Iorque, 2022) e Coosje van Bruggen (Groningen, Países Baixos, 1942 — Los Angeles, 2009) trabalharam, de 1976 em diante, em estreita colaboração na criação de esculturas urbanas em grande escala. PLANTOIR é uma das esculturas para espaços públicos desenvolvida por esta equipa de artistas: esculturas gigantes e coloridas, cujas formas os artistas vão buscar aos mais vulgares objetos do quotidiano, instaladas em espaços públicos, em articulação ou em contraste com o seu contexto. Procurando uma forma especificamente destinada a um jardim, os artistas foram desenvolvendo a ideia da pá até à sua configuração final, que a apresenta como uma “lâmina” curva, ondulada por fora e lisa por dentro, com a ponta parcialmente enterrada no solo, o que confere a toda a escultura uma força direcionada para o chão, como se ele estivesse de facto a ser cavado pelo objeto. Retirado do seu contexto original e através da grande alteração de escala, este objeto familiar adquire um caráter insólito. O local escolhido para instalar a obra permite que ela seja observada de três perspetivas diferentes: do carreiro que rodeia o edifício do Museu, da Casa de Serralves e da rua.
PLANTOIR foi instalada no Parque da Fundação Serralves para a exposição Pelo Passeio dos Liquidâmbares: Escultura no Parque no âmbito da Porto 2001: Capital Europeia da Cultura.
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves