
O titular desta função terá como principal missão contribuir para a promoção da comunicação e divulgação de ciência, através do apoio na identificação, conceção e materialização da programação anual do Parque de Serralves, bem como para a conceção e desenvolvimento de programas relacionadas com o ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade, e o alargamento da rede de contactos com possíveis parceiros especialistas, nacionais e internacionais.
Principais Responsabilidades:
Participar na identificação e conceção anual de programas de exposições e atividades que visem estimular o interesse pela ciência, ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade do Parque de Serralves, estabelecendo sempre que oportuno a colaboração com parceiros nacionais e internacionais;
Conceber, desenvolver e implementar programas no âmbito da comunicação e divulgação de ciência, devidamente enquadráveis na realidade de Serralves, cujas dimensões biológica, cultural e educativa, deverão convergir;
Desenvolver pesquisas em arquivos científicos relevantes, com vista à promoção do Parque de Serralves;
Participar e desenvolver pesquisas e programas públicos, incluindo grupos de reflexão, fóruns, ciclos de conversas, workshops, conferências, outros;
Produzir e supervisionar iniciativas editoriais, incluindo catálogos e materiais de interpretação, assim como conteúdos digitais, para divulgação e comunicação do Parque de Serralves ao nível nacional e internacional para diferentes públicos (comunidade educativa, famílias, público geral, pessoas com necessidades específicas);
Identificar instituições de ensino, centros de investigação e organizações profissionais, e incentivar/estabelecer parcerias e/ou protocolos com universidades e grupos de investigação que tenham como prioridade a promoção do ambiente e sustentabilidade;
Assegurar a gestão e o acompanhamento dos vários projetos da Direção do Parque, quer sejam promovidos pela equipa do Parque ou cuja realização é feita em parceria com outros serviços da Fundação, com vista a garantir a sua concretização, de acordo com os objetivos e requisitos previamente definidos e acordados;
Suportar as equipas de projetos especiais e de desenvolvimento da Fundação de Serralves em iniciativas de financiamento e patrocínio.
Competências desejadas:
Mestrado em área relevante para a função;
Experiência em comunicação e divulgação de ciência, com especial enfoque na biodiversidade;
Experiência mínima de 5 anos em função similar ou especialização profissional específica relevante para a área em questão;
Excelentes conhecimentos em ciência, biologia, ambiente e sustentabilidade;
Experiência na gestão de projetos;
Excelentes capacidades de comunicação e de relacionamento interpessoal;
Capacidade elevada de comunicação oral e escrita;
Capacidade de influenciar terceiros, quer na apresentação das suas ideias, quer na adaptação aos diferentes parceiros;
Gestão de prioridades, de tempo e capacidade de iniciativa e de autonomia, são críticas nesta função;
Fluência em inglês.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui .
Reportando ao Diretor da área, o titular desta função terá como principal missão apoiar o desenvolvimento da área de mecenato, com o objetivo de suportar a estratégia de Serralves na concretização das várias atividades culturais, artísticas e educativas, reforçando o carácter inovador e de qualidade da sua oferta, contribuindo decisivamente para o equilíbrio financeiro da Fundação.
Principais Responsabilidades:
Apoiar o Diretor da área no desenvolvimento e implementação da estratégia de fundraising, contribuindo, assim, para a captação de recursos financeiros para os projetos e atividades da Fundação.
Identificar e propor, junto do Diretor da área, entidades externas com potencial interesse em construir uma relação de mecenato, através de apoio a iniciativas e projetos da Fundação de Serralves, e desenvolver um conjunto de informação relevante para apresentação de propostas multidisciplinares junto dos mesmos.
Estabelecer contactos regulares com os vários parceiros, nomeadamente Fundadores e Mecenas, com vista a fortalecer a sua relação e envolvimento com a
Fundação de Serralves e assegurar o adequado acompanhamento dos projetos em curso, em conformidade com os protocolos previamente estabelecidos.Propor e implementar um programa de atividades direcionado para Mecenas e Fundadores, com vista a fortalecer a fidelização e ligação destes para com a Fundação.
Elaborar propostas e dossiers institucionais, em conjunto com as diferentes áreas da Fundação, alinhadas com os objetivos da Fundação de Serralves, para posterior apresentação a (potenciais) parceiros.
Assegurar a realização das tarefas necessárias, nomeadamente administrativas e logísticas, para a concretização do plano e objetivos estabelecidos.
Competências desejadas:
Formação superior na área de Gestão, Gestão Financeira, Marketing, Relações Internacionais ou similar.
Experiência mínima de 5 anos em função similar ou especialização profissional específica relevante para a área em questão.
Excelentes capacidades de organização e de gestão de prioridades;
Dinamismo, proatividade e elevado compromisso na apresentação de soluções, resultados e melhoria contínua;
Boa capacidade de relacionamento interpessoal, orientação para o trabalho em equipa;
Orientação para resultados;
Capacidade para trabalhar sob pressão;
Excelente capacidade de comunicação, oral e escrita;
Bons conhecimentos de inglês, nos domínios oral e escrito.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui até ao limite do dia 17 de abril de 2025.
Reportando ao Supervisor de Equipa de Jardinagem, esta pessoa tem como missão assegurar a correta e eficaz manutenção e conservação dos espaços verdes do Parque da Fundação de Serralves.
Principais Responsabilidades:
Realizar as atividades de limpeza do Parque, nomeadamente dos arruamentos, caminhos de acesso, valetas, sumidouros e canteiros.
Realizar as tarefas de manutenção do Parque, nomeadamente, plantar e transplantar árvores, arbustos e herbáceas, aparar sebes, podar arbustos, efetuar regas com mangueira ou ativar o sistema de rega, semear relvados e prados e efetuar os trabalhos necessários à sua conservação.
Efetuar pequenas reparações no sistema de rega, quando necessário, assim como proceder à manutenção dos pavimentos de saibro e areão e limpeza de tanques, lagos e espelhos de água.
Assegurar, sempre que necessário, o correto manuseamento de máquinas e do trator (com necessidade de carta para condução do mesmo).
Apoiar, sempre que necessário, as tarefas de Arboricultura, quer seja no Parque da Fundação de Serralves ou em entidades externas.
Competências desejadas:
Este profissional deverá ter:
Formação técnica em jardinagem.
Experiência de 2 anos (preferencial), em funções de jardinagem de parques e/ou jardins.
Conhecimentos práticos de sistemas de rega.
Conhecimentos de manuseamento e manutenção de máquinas (preferencial).
Carta de condução de trator (preferencial).
Para apresentar candidatura a esta função, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação, na página www.serralves.pt, até ao limite do dia 31 de janeiro de 2025.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui até ao limite do dia 16 de abril de 2025.
Reportando ao Responsável da área, esta pessoa tem como missão assegurar o correto e eficaz manuseamento, montagem, desmontagem e manutenção das obras de arte, garantindo o cumprimento das normas e regras de segurança e qualidade em vigor na Fundação de Serralves.
Principais Responsabilidades:
Assegurar o correto manuseamento das obras de arte da Coleção da Fundação de Serralves e das exposições temporárias, garantindo sempre as boas práticas de conservação preventiva.
Garantir a execução de todas as tarefas inerentes à montagem e desmontagem das exposições e respetivas obras, dentro das instalações da Fundação ou naquelas em que as quais a Fundação tem parceria, assegurando os adequados procedimentos de acondicionamento e movimentação das obras de arte nas reservas.
Assegurar o adequado acondicionamento das obras de arte dentro dos espaços das reservas de obras de arte e dos materiais museográficos, de acordo com as regras e procedimentos em vigor.
Apoiar, em conjunto com técnicos especializados, a realização os trabalhos de conservação das obras de arte.
Apoiar e colaborar com os artistas, sempre que necessário, na avaliação das necessidades do espaço e materiais necessários para a correta e eficaz montagem das exposições.
Executar, quando necessário, pequenos trabalhos de carpintaria relacionados com a montagem e desmontagem das exposições, embalamento, desembalamento e conservação das obras.
Competências desejadas:
Procuramos um profissional com conhecimento e experiência na área de montagem de exposições, dinâmico, proativo, com bom contacto interpessoal e gosto por trabalhar em equipa, organizado e metódico.
Este profissional deverá ter:
Formação superior na área das artes (preferencial).
Experiência prévia mínima de 3 anos, em montagem e desmontagem de exposições e em trabalhos manuais com utilização de maquinaria e ferramentas.
Capacidade de adaptação, resiliência e flexibilidade a diferentes contextos expositivos;
Conhecimentos de inglês.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui até ao limite do dia 16 de fevereiro de 2025.
O titular desta função terá como principal missão contribuir para a promoção da comunicação e divulgação de ciência, através do apoio na identificação, conceção e materialização da programação anual do Parque de Serralves, bem como para a conceção e desenvolvimento de programas relacionadas com o ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade, e o alargamento da rede de contactos com possíveis parceiros especialistas, nacionais e internacionais.
Principais Responsabilidades:
Participar na identificação e conceção anual de programas de exposições e atividades que visem estimular o interesse pela ciência, ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade do Parque de Serralves, estabelecendo sempre que oportuno a colaboração com parceiros nacionais e internacionais;
Conceber, desenvolver e implementar programas no âmbito da comunicação e divulgação de ciência, devidamente enquadráveis na realidade de Serralves, cujas dimensões biológica, cultural e educativa, deverão convergir;
Desenvolver pesquisas em arquivos científicos relevantes, com vista à promoção do Parque de Serralves;
Participar e desenvolver pesquisas e programas públicos, incluindo grupos de reflexão, fóruns, ciclos de conversas, workshops, conferências, outros;
Produzir e supervisionar iniciativas editoriais, incluindo catálogos e materiais de interpretação, assim como conteúdos digitais, para divulgação e comunicação do Parque de Serralves ao nível nacional e internacional para diferentes públicos (comunidade educativa, famílias, público geral, pessoas com necessidades específicas);
Identificar instituições de ensino, centros de investigação e organizações profissionais, e incentivar/estabelecer parcerias e/ou protocolos com universidades e grupos de investigação que tenham como prioridade a promoção do ambiente e sustentabilidade;
Assegurar a gestão e o acompanhamento dos vários projetos da Direção do Parque, quer sejam promovidos pela equipa do Parque ou cuja realização é feita em parceria com outros serviços da Fundação, com vista a garantir a sua concretização, de acordo com os objetivos e requisitos previamente definidos e acordados;
Suportar as equipas de projetos especiais e de desenvolvimento da Fundação de Serralves em iniciativas de financiamento e patrocínio.
Competências Requeridas:
Formação superior em área relevante para a função
Experiência em comunicação e divulgação de ciência, com especial enfoque na biodiversidade;
Experiência mínima de 5 anos em função similar ou especialização profissional específica relevante para a área em questão
Excelentes conhecimentos em ciência, biologia, ambiente e sustentabilidade;
Experiência na gestão de projetos;
Excelentes capacidades de comunicação e de relacionamento interpessoal;
Capacidade elevada de comunicação oral e escrita;
Capacidade de influenciar terceiros, quer na apresentação das suas ideias, quer na adaptação aos diferentes parceiros;
Gestão de prioridades, de tempo e capacidade de iniciativa e de autonomia, são críticas nesta função;
Fluência em inglês.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui até ao limite do dia 31 de maio de 2024.
Envie a sua candidatura espontânea se pretende colaborar com Serralves. Ao submeter a sua Candidatura, o seu perfil ficará registado na nossa base de dados, será analisada pelos Recursos Humanos e o processo ficará internamente disponível para análise e enquadramento em eventuais processos futuros.
VISITAR SERRALVES

Museu
Museu

Parque
Parque

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa de Serralves
Casa de Serralves